terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

AVEIA - Afinal, pode ou não pode?

Atendendo aos vários questionamentos que tenho recebido aqui no blog, no facebook e no twitter, hoje quero esclarecer sobre o consumo da AVEIA. Afinal, pode usar mesmo contendo glúten? Vamos entender melhor?

Nos rótulos dos pacotes de aveia ou que contem este cereal como ingrediente é obrigado constar CONTEM GLUTEN, pois aqui no Brasil, assim como em vários países da Europa, ela é cultivada e processada juntamente com o trigo ocorrendo o que chamamos de CONTAMINAÇÃO. 

 








Entenda através da imagem a composição do grão de aveia



















A aveia é não é, portanto, indicada para celíacos (quem tem intolerância permanente ao glúten). Inclusive, no início do meu protocolo eu a retiro também dos pacientes. Posteriormente, é o primeiro alimento que reintroduzo, pois é uma excelente fonte de fibras, ajudando imensamente em vários aspectos intestinais, além de conter silício, um mineral importantíssimo para nossas articulações.

Para pacientes que demonstram intolerância, mesmo com essa contaminação, existe a alternativa de comprar AVEIA cultivada e comercializada em seu estado puro, ou seja, isenta de glúten, mas nesse caso tem que ser a importada que pode ser encontrada em lojas especializadas.

Como eu consumo aveia? Das mais diversas formas, mas sempre alternando com outros cereais. Lembre-se que nosso organismo não gosta de monotonia. Flocos de quinua são ótimas substituições.
Uma das mais simples e fáceis que pode servir para seu café da manhã ou um lanche após atividade física é amassada com banana. 
















Igualzinha àquela que vovó fazia para nós! Simplesmente tudo de bom!

Gisela Savioli

8 comentários:

  1. Dra.eu posso colocar 2x por semana, aveia no suco de couve?

    ResponderExcluir
  2. Dra,boa tarde!CAda vez mais me surpreendo com suas ricas orientações!Resolvi reler o seu livro "TUDO POSSO,MAS NEM TUDO ME COMVÉM". Não tenho alergia à substância que contém na aveia,e,por conta de regular meu intestino,faço uso,só pela manhã,de aveia,linhaça e granola.Mas agora verifiquei que a aveia e a granola contém Glútem.O que fazer?Obrigada.abraços.

    ResponderExcluir
  3. Dra. Gisela Boa Tarde,
    Muito tem se falado do Leite de Alpiste, que é bom
    para saúde, para emagrecer, a senhora tem algum orientação
    a ser dada sobre essa "nova" moda?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Ensinamentos preciosos. Obrigada, Dra! Beijos!! =]

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde! Estou encantada com os seus livros, adorei! Gostaria de saber o que você acha sobre o óleo de palma. Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. boa noite! no café da manhã e no jantar tenho comido papa de aveia que contém glúten, esses dias percebe que barriga está inchada , será que é por causa do glúten? se for por qual alimento poderia substituir que contenha fibras.Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  7. "A aveia é não é, portanto" foi não foi de doer!

    ResponderExcluir