quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Dor de cabeça e enxaqueca: Uma esperança pela nutrição funcional



Vamos aprender um pouco mais sobre dor de cabeça e enxaqueca? Um mal que atinge milhões pessoas pelo mundo a fora. 
Ao ler, você vai perceber que pequenas mudanças podem fazer toda a diferença em sua vida!












Existem mais de 150 tipos diferentes de dor de cabeça e o que observo no meu dia-a-dia de consultório é que muitas delas desaparecem quando o paciente melhora a qualidade de sua alimentação. As pessoas esquecem que as células do nosso corpo são formadas de nutrientes e que muitas vezes, o desequilibro nutricional pode levar a dores de cabeça e até enxaqueca.

Primeiro passo para um tratamento nutricional é a investigação dessa nutrição celular, ou seja, considerando a individualidade bioquímica, avaliar a ingestão dos nutrientes essenciais tanto em quantidade como em qualidade, verificar como se encontra a digestão, mas também absorção, utlização e excrecao do paciente.

Referente a esse último item, muitas vezes, a causa pode ser uma destoxificação inadequada. É aquela tipica situação do paciente chegar ao consultório afirmando que sua dor de cabeça é causada pelo fígado (boca amarga) quando na verdade esse orgão é apenas consequência de todo um processo que não esta funcionando bem.

Dos alimentos, talvez a novidade para você, seja que o grupo das frutas citricas é um dos maiores causadores de enxaqueca. Esse é o grupo da laranja, limão, tangerina, toranja, pomelo.
Lembre-se que o grupo das frutas NÃO tem nada a ver com frutas ácidas ou fontes de vitamina C, como o abacaxi, acerola, etc. Algumas pessoas já identificaram os alimentos prejudiciais como embutidos (linguica, salchicha, peito de peru, etc.) por conter nitrito ou ainda os industrializados que possuem glutamato monossódico (GMS) entre seus ingredientes (aliás, presente na maioria deles!), chocolate, vinho, carne suina e principalmente a cafeina.

Uma observação importante: quem for consumidor crônico de um desses alimentos, o café, por exemplo, não deve retirá-lo, sem usar ao mesmo tempo, suplementos alimentares, com risco de ter uma sindrome de abstinência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário