quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

PRESSÃO ALTA: A ASSASSINA SILENCIOSA
















O titulo é chocante eu sei, mas é assim que Hipertensão Arterial, popularmente conhecida como pressão alta é conhecida entre os profissionais da saúde. Você sabe qual é sua pressão ? Se não souber, investigue. Se você tem pressão alta e toma remédio NUNCA PARE SEM AUTORIZAÇÃO DO SEU MÉDICO! 

Hipertensão não tem cura, mas é controlada com a medicação correta. Lembre-se que nosso corpo é a uma ferramenta indispensável para servirmos a Deus. Vejo pessoas (principalmente homens) que cuidam melhor dos seus carros do que de seus corpos… 

Qualquer probleminha correm para o mecânico. Na hora de escolher um óleo para lubrificar as engrenagens, exigem o melhor! E por que não fazem isso com o Templo do Espírito Santo que é o corpo humano? Devemos lembrar que a medicina deve ser usada como preventiva ao invés de curativa. Não espere ficar doente para ir ao médico e faça exames periódicos. Mantenha seu peso dentro da faixa ideal. 

Sobrepeso e obesidade contribuem para sua pressão aumentar e o pior é ver CRIANÇAS que em consequência disso estão aprensentando doenças que antigamente eram frequentes apenas em pessoas mais velhas. 

Evite comer muita de proteína de origem animal por causa da gordura saturada que é inflamatória e cuidado com o sal, escondido nos alimentos, presente nos produtos industrializados e nos embutidos como presunto, salame, mortadela, salsicha, linguiças, etc. 

Tire o saleiro da mesa. A presença dele é um convite a colocar mais sal na comida e na maioria das vezes sem necessidade. Se precisar diminuir o sal por ordem médica, use o truque de misturar frutas na sua comida. Folhas amargas (como salada de rúcula, por exemplo) combinam muito bem com manga ou figos. 

Nossa banana (como está na natureza, nada de fritar!) combina divinamente com nosso arroz e feijão de todo dia. E lembre-se que nossa língua (que é o orgão que reconhece os sabores dos alimentos) precisa de 14 dias para se adapatar a um novo paladar. 


RECEITA:

Quero deixar aqui esta a receita de sal de ervas que uso para meus pacientes que ajuda na diminuição do sal puro e além disso tem propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. 


2 colheres de sopa de oregano seco
2 colheres de sopa de manjericão ou manjerona seca
2 colheres de sopa de alecrim seco
2 colheres de sopa de salsinha seca
2 colheres de sopa de gergelim tostado
1 colher de chá de sal marinho ou sal grosso
Bata tudo no liquidificador.
 
Dica opcional:
 
1) passar tudo em uma peneira fina
2) substituir as ervas por ervas secas de provence
3) adicionar outros sabores, personalizando o sal:

- para um sal defumado, bata no liquidificador o chá chinês lapsang souchong
- para um sal à provençal, bata sal com lavanda seca
- para um sal indiano, bata com sementes de cardamomo, grãos de coentro…
 


Um comentário: