terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Por que é tão difícil emagrecer?



Cena típica no consultório é a chegada de paciente reclamando que não entende por que engordou.
- Doutora, acredite em mim, eu não como tanto assim para estar deste tamanho.
- Há anos que eu como as mesmas coisas, a mesma quantidade, não entendo por que engordei.
- E ultimamente nem tenho me pesado mais, com medo de ver a balança já ter alcançado 3 dígitos!

Só que um dos problemas está justamente aí. Comer a mesma coisa sempre é a famosa monotonia alimentar, e comer a mesma quantidade que se comia quando jovem traz outro problema.

Até os 30 anos, se você come exatamente o que gasta, tudo bem. A balança se mantém estável. Porém, a partir dessa idade o metabolismo começa a diminuir em torno de 2% por década.
Então, você tem de decidir: ou diminui a comida ou aumenta a atividade física e ponto final! O conhecimento científico atual que a nutrição funcional incorpora vai muito além da contagem de calorias, conforme eu cito também no meu livro “Tudo posso, mas nem tudo me convém”. (E em breve vou dando algumas dicas aqui).

Existem outros fatores importantes que a ciência nos mostra hoje e comprovam o motivo pelo qual depois que adquirimos massa gorda (tecido gorduroso) é tão difícil eliminá-la de nosso corpo.
Em seguida o paciente dispara, relatando uma verdadeira via-sacra, contando todas as loucuras que já fez tentando emagrecer.

- Doutora já fiz todas as dietas da moda, já tomei todos os remédios lícitos e ilícitos.
- Teve uma época em que fiquei sem comer o dia inteiro e só fazia uma refeição por dia que era o jantar.
- Já fiz lipoaspiração, aplicação de enzimas, todas as técnicas de massagem.
- No começo, eu sempre emagrecia, umas vezes mais, outras menos. Mas era só parar de tomar a tal sopa ou o tal shake que voltava a engordar. E o que é pior doutora, é que sempre engordava mais do que o peso inicial da dieta.

Por fim, não é raro o paciente terminar com a seguinte frase:
- Doutora, a senhora é minha última esperança. Eu juro que se não conseguir emagrecer aqui eu desisto!

Eu me arrepio quando escuto isso, pois estou diante de um metabolismo que já foi “massacrado” de todas as formas e muitas vezes vai precisar de meses para se recuperar nutricionalmente, para então começar a emagrecer. E fazer o paciente entender isso não é tarefa fácil.

Por isso, dedico um tempo especial a dois momentos de meu atendimento: ao primeiro contato, no dia da consulta, e a nosso segundo encontro, que chamo de retorno, uma semana depois. São dois momentos muito longos, mas fundamentais para o resultado do nosso trabalho. É preciso explicar ao paciente todo o processo.

Em primeiro lugar tirar o peso da “culpa” que ele carrega, pois até hoje as pessoas obesas são vistas com 
preconceito, e muitos acham que elas estão assim porque comem demais – e não é apenas disso que se trata.
- - - - - - - - (continuação na página 35 do livro Tudo posso, Mas nem tudo me convém)

Bem, meus queridos, essa é apenas como que uma introdução de um dos capítulos do meu livro “Tudo posso, mas nem tudo me convém”, que graças a Deus já alcançou a marca de mais de 50 mil cópias vendidas. Infelizmente não posso colocar o conteúdo completo aqui no blog, porém, ao adquirir esse livro, saiba que é um investimento que se faz em você mesmo (a). Vale a pena ou não vale?

Você não vai apenas aprender tudo sobre como o porquê é tão difícil emagrecer, mas também vai passar a ter um novo conceito, ou melhor, o real conceito sobre a reeducação alimentar, que não é na verdade uma dieta. Não acredito nessas dietas mágicas. Acredito na mudança de mentalidade a partir do conhecimento com base científica. Tudo o que eu proponho pra você nesse livro é baseado em muitas pesquisas todas comprovadas cientificamente.

Não preciso falar muito sobre isso, porque o que proponho a você, é experimentar, se abrir para ler o livro e permitir a partir de então seguir passo a passo o que com muito amor e carinho ensino através de cada capítulo.
Tenho certeza de que continuarei a receber mais e mais testemunhos assim como os que estão citados nesse meu livro. E aguardarei aqui no blog o seu retorno após a leitura.

Para adquirir já o seu clique aqui.

Uma ótima leitura e um ótimo início de um novo tempo para a sua vida que mudará pra muito melhor!
Dra. Gisela Savioli

Nenhum comentário:

Postar um comentário