quarta-feira, 27 de março de 2013

DEPRESSÃO E NUTRIÇÃO QUAL A RELAÇÃO ?




















Vivemos atualmente numa sociedade que nos convida à “cultura da depressão”. O Dr. Robert J. Hedaya, professor de psiquiatria da Universidade de Georgetown, em Washington listou alguns fatores durante um importante Simpósio Internacional de Medicina Funcional:

1. Valorização do dinheiro e do acúmulo de bens, acima das relações humanas; 

2. Promoção pelos meios de comunicação do consumismo e do materialismo;

3. Quebra de laços sociais, favorecendo a solidão crônica, fragmentação e separação das famílias;

4. Desconexão com a natureza espiritual do ser humano. E eu incluiria aqui mais um fator que tenho lido cada 
vez mais nos artigos científicos: uma alimentação inadequada pobre em nutrientes e rica em açúcar refinado (escondido, claro!), corantes e conservantes que já estão cientificamente comprovados que podem comprometer o comportamento inclusive de crianças. 

Falando da carência de nutrientes, já está muito bem estabelecido pela literatura que o zinco foi um marcador importante de resistência ao tratamento de uma depressão mais importante.
O zinco é um dos minerais que mais são solicitados quando você esta em fase de estresse (e quem não esta?). E não adianta sair comprando suplemento contendo zinco, pois em excesso ele trás inúmeras complicações como a diminuição de cobre no organismo que pode provocar desde diarréia, vertigem, sonolência, vômitos até perda de coordenação muscular.

Suplementação é coisa séria e deve ser feita por profissional que entende desse assunto. Deficiência de ômega-3 também tem sido relacionada, inclusive com depressão pós parto e até distúrbio bipolar. Trabalhos mostram que associação de ômega-3 (da série DHA) aceleram os resultados com anti-depressivos. L-Triptofano (um aminoácido que forma a proteína) quando “consegue” chegar ao cérebro (e lá encontra todas as vitaminas e minerais necessários) se transforma em serotonina cuja falta é um importante fator para depressão.

Uma vitamina importantíssima que vejo estar baixa em quase todos os pacientes é a vitamina D. Quando for ao medico solicite esse exame caso ele não peça (25 Hidroxi vitamina D). Ela esta envolvida quando insuficiente nas desordens de humor. E por incrível que pareça a grande “estrela” para evitar várias das situações acima é, mais uma vez, o intestino. Espero que você já tenha lido meu livro TUDO POSSO, MAS NEM TUDO ME CONVEM onde dediquei um capítulo inteiro explicando isso.


SUGESTÃO DE RECEITA:

SORVETE DE BANANA COM CACAU (para o lanche das 17hs) Coloque 1 banana descascada no congelador. No dia seguinte bata congelada no liquidificador e acrescente cacau em pó. A banana contem L-Triptofano e quando associada ao cacau de verdade (nada de chocolate cheio de leite e açúcar!) potencializa a formação de serotonina, principalmente às 17h00. Reparou que é nessa hora que estamos mais desanimados?

2 comentários:

  1. d+ este artigo e alías todos eles....não dá vontade de parar de ler!

    E esta receitinha de um geladinho de banana, que tudo!!!!rs

    ResponderExcluir
  2. Dr. Gisela sou sua fã. Estudo nutrição e você é uma das minhas inspirações como profissional, como ser humano e serva de Deus.
    Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir