segunda-feira, 4 de março de 2013

Conheça a fitoterapia e seus benefícios no Programa Mais Saúde de hoje (04/03/13)


















Você já ouviu falar sobre Fitoterapia? Essa palavra tem origem grega e é resultante da combinação dos radicais phito (plantas) com therapia (tratamento), ou seja, tratamento através das plantas. A Fitoterapia é tão antiga quanto a história do homem e é usada na prevenção, alívio ou cura de diversas doenças.

Diferentes partes da planta (como raiz, casca, flores, folhas ou sementes) podem ser utilizadas neste tipo de tratamento, dependendo da sua finalidade. Mas atenção: apesar de não serem consideradas medicamentos, existem precauções na hora de consumir as ervas

Só devemos consumir as ervas que conhecemos e sabemos de onde vieram. Também é preciso ter cuidado com as interações que podem ser geradas ao misturar ervas diferentes. Gestantes, lactantes e crianças devem evitar o tratamento com fitoterápicos sem acompanhamento médico adequado.


Para tirar suas dúvidas sobre este tipo de terapia, recebo nos estúdios da Rádio América AM 1410 em São Paulo (Rede Canção Nova de Rádio), o renomado José Bassit. 

Saiba mais sobre o nosso convidado:

JOSÉ ESTEFNO BASSIT nasceu em 1961, na cidade de São Paulo, Brasil. Formou-se em ciências econômicas em 1984 e desde 1992 dedica-se ao estudo e a prática de diversas técnicas da medicina complementar, especialmente medicina chinesa, reflexoterapia, shiatsu, fitoterapia ocidental, quiropraxia e 

alimentos orgânicos.
Realizou inúmeras viagens pelo Brasil, pelas Américas, Europa, e Oriente, sempre em busca de técnicas saudáveis para uma vida melhor. Atua na produção, divulgação e ensino da alimentação orgânica há muitos anos. Através de palestras, da mídia geral, tem sido um dos maiores defensores e divulgadores da agricultura ecológica em nosso país, agindo até de maneira missionária. Acredita que a agricultura ecológica é a primeira e mais barata ação pública e privada, para que haja saúde e preservação ambiental verdadeira.

Para acompanhar o programa pela internet de qualquer lugar do Brasil e do mundo clique aqui 

Um comentário:

  1. Olá Dra Gisela,

    Adorei este post sobre fitoterapia. Adoro chás e plantas!
    Sou fã deste blog! Continue a fazer este trabalho de partilha maravilhoso!
    Aproveito para divulgar um site que gosto muito. Um Google para famílias! Basta colocar o nome e os favoritos de cada elemento da família.

    family-google.com

    ResponderExcluir