terça-feira, 5 de março de 2013

CAFÉ DA MANHÃ: uma das refeições mais importantes !





















Quando peço para meus pacientes na primeira consulta preencher aquele recordatório de tudo que comem durante uma semana seguida (aquele mesmo  formulário que disponibilizei no final do livro TUDO POSSO, MAS NEM TUDO ME CONVEM), o que mais encontro são pessoas “pulando” a primeira refeição do dia com as mais variadas desculpas.

A maioria prefere dormir mais um pouco ao invés de fazer a que eu considero uma das mais importantes refeições, pois ela SINALIZA para seu cérebro como será seu dia de fornecimento de energia. Lembre-se que nosso código genético (DNA) não mudou muito desde a época do homem paleolítico (2,5 milhões a.C.) e os mesmos mecanismos que fizeram aquele homem sobreviver para estarmos aqui hoje, permanecem em nós. Isto é uma proteção para a eventualidade de precisarmos sobreviver a uma catástrofe por exemplo.

Naquela época encontrar alimento era uma tarefa difícil e demandava um gasto energético imenso. Como a escasses de comida era muito frequente, temos um ”sistema de segurança” que sinaliza para nosso cérebro que nessas ocasiões ao invés de queimar gordura, precisamos “poupá-la”, pois ela é material-prima indispensável para nossa sobrevivência. Você não constrói uma única célula, não sintetiza hormônios sem gordura! Quando você acorda e não come nada, seu cérebro entende que você esta sem disponibilidade de alimento para aquele dia.

O ideal é, além de fazer essa primeira refeição matinal, comer um pouco de cada grupo alimentar : carboidrato, gordura e proteína. Repare que quase todos os alimentos tem os três grupos ao mesmo tempo, mas em proporções diferentes. A sugestão do que considero um café da manhã adequado esta no quadro abaixo:




-        












-         Um copo americano de suco de couve- para aprender a fazer, clique aqui 
-       Uma  tapioca ou cuscuz de milho ou um pedaço pequeno de raiz cozida (mandioca, batata-doce, cará, inhame, etc.) com 1 colher de sobremesa de azeite de oliva extra-virgem primeira prensa a frio ou de oleo de coco;
-      A fonte de proteína: ovo mexido é sempre muito bem vindo, mas pode ser um patê de grão de bico para sua tapioca, uma sardinha no seu cuscus, uma fatia de rosbife, enfim, dependerá do paladar e hábitos familiares do paciente;
-        Uma bebida quente: chás claros (erva doce, camomila, capim cidreira, etc.) ou café preto. Mas sem acúcar claro! Aliás, você já fez o meu desafio dos 14 dias para retirada de açúcar ?


Quando você pula essa refeição, seu cérebro entende que seu dia vai ser de escassez de alimento e… POUPA GORDURA !

5 comentários:

  1. cardapio perfeito nao fosse a proteina animal, nao precisamos dela. os efeitos negativos nao compensa, como alteracao do ph sanguineo, sem falar na cruldade que se faz a um animal para se ter essa proteina no nosso prato, so para satisfazer meu apetite. Deus no seu grande amor nao criaria os animais, com sistema nervoso, sentimentos, inteligencia, para com muita angustia e tristeza, morrerem para serem minha fonte de proteina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ovo ainda não é galinha ainda! rrssss
      E peixe, que Deus cirou, até Jesus comeu!

      Excluir
  2. Quézia, pelo visto, você menciona Deus, mas não conhece Sua Palavra. Ele próprio requeria, nos tempos do Antigo Testamento, sacrifícios de animais e recebia como cheiro suave...

    ResponderExcluir
  3. QUERIA MUITO SABER SE POSSO TOMAR O SUCO DE COUVE, POIS COMO PRECISO TOMAR DE 4 A 6 COMPRIMIDOS POR DIA (DEPRESSÃO,ANSIEDADE,FIBROMIALGIA,TENDINITE...Já há 10 anos.) E ESSE SUCO DESINTOXIFICA, TEnho medo de cortar os efeitos do remédios.Embora meu objetivo seja mudar minha alimentação para trazer cura e eu me livrar desses remédios.POR FAVOR, DRA. GISELA, ME RESPONDA,OBRIGADA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.youtube.com/watch?v=eSGN5iQNcCM Suco de couve - Poderoso no combate a Fibromialgia e Dores Musculares

      Excluir