segunda-feira, 8 de abril de 2013

Ovos - Tema do Programa Mais Saúde - 9 de abril de 2013 - Não perca

Olá,
Nesta terça-feira, dia 09/04, o programa Mais Sáude, pela Rede Canção Nova de Rádio, recebe a  Dra. Lúcia Embrioky para conversar conosco a respeito do consumo de ovos, seus benefícios, mitos e verdades a respeito desse, agora "mocinho" mas que por muito tempo foi considerado como vilão.
Esperamos por você das 12h00 às 13h00.
Para acompanhar ao vivo é só clicar aqui

E para quem não leu meu artigo sobre o OVO que publiquei aqui semana passada, trouxe novamente, conforme você pode ver abaixo. Vale muito a pena conferir.

Ovo: O Absolvido

Depois de anos afastado dos nossos pratos o vilão voltou a ser mocinho !

Mas como pode? Uma hora o alimento faz bem e nos incentivam a comer. Depois descobrem que faz mal e o proíbem como se fosse “pecado mortal”! Exatamente por isso a importância de nós, profissionais da área da saúde,  estarmos acompanhando a evolução da ciência através de artigos científicos que nos dão a segurança de aprovar ou não um alimento e posteriormente incentivar (ou não) o seu consumo para os nossos pacientes. 
Até pouco tempo, as propriedades nutricionais do ovo estavam voltadas apenas para seu elevado teor de proteína e sua alta concentração de colesterol que por sua vez era associado às Doenças Cardiovasculares.  O divisor de águas foi um estudo publicado em 1999 por especialistas da Universidade de Harvard, mostrando que o consumo de mais de um ovo por dia não causava impacto significativo sobre o risco de doenças coronarianas e derrame, em homens e mulheres saudáveis não diabéticos. 
É importante lembrar que apenas uma pequena parte do colesterol que temos circulando vem da dieta. A maior parte é produzida pelo nosso próprio corpo, pois colesterol é importantíssimo para síntese de hormônios e portanto, se você não comer, não tem problema, seu corpo fabricará. 
O ovo é um alimento de alto valor biológico, com vários nutrientes importantes para saúde humana, além de ser de baixo custo e de fácil acesso (quem não tem uma galinha caipira em casa ou no sítio?).  A gema (tão temida pelo seu colesterol) é fonte de ferro e tem uma substância chamada colina que é importantíssima para o cérebro, além de vitamina D, indispensável para fixar o cálcio nos ossos. 
A gema ainda é fonte de fácil absorção de dois antioxidantes (luteína e zeaxantina) que contribuem para saúde dos olhos e protegem contra a degeneração macular, uma doença que, na falta de tratamento adequado, pode levar a cegueira.
Receita: Além de saudável, o ovo se torna um excelente alimento na hora do lanche da tarde quando queremos algo salgado para comer. Uso muito esse “truque”, na reeducação nutricional dos meus pacientes, pois por conter gordura, ao chegar no intestino, estimula a produção de hormônios que dão saciedade.  E tem mais, é um lanche prático: um ovo cozido por dez minutos, se mantem estavel por 16 horas sem descascar, desde que sua casca esteja perfeita, sem rachaduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário