segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Arroz integral com lentilha














(foto ilustrativa)


Preparo:
Escalde a lentilha e cozinhe em 4 partes de água até ficar al dente, bem firme; retire a água e reserve.
Ao cozinhar o arroz, antes de adicionar a água, misture a lentilha.
Cozinhe o arroz.


OBS: Essa receita encontra-se na página 216 do livro "Escolhas e Impactos, Gastronomia Funcional", que escrevi em parceria com o chef Renato Caleffi. Para adquirir o seu através da internet clique aqui

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Bolo de coco com calda


















(imagem ilustrativa)

Rendimento: 8 fatias
Utensílios: liquidificador, forma de bolo, panela

Ingredientes:

PARA O BOLO:
- 1 xícara de chá de açúcar de sua preferência, mascavo ou cristal
- meia xícara de chá de óleo ou azeite
- 1 xícara de chá de farinha de arroz
- 1 xícara de chá de farinha de coco
- 50 g de coco ralado seco ou fresco
- 1 colher de sopa de fermento químico
- 2 ovos inteiros
-1 pitada de sal
- 1 xícara de chá de biomassa de banana verde (conforme página 73) amolecida
- 1 xícara e meia de chá de leite de coco

PARA A CALDA:
- 1 colher de sopa de óleo de coco
- 2 colheres de sopa de farinha de coco ou coco ralado fresco ou seco
- 2 xícaras de café de leite de coco
- 1 colher de sopa de açúcar cristal ou demerara
- 1 pitada de sal

PREPARO:

PARA O BOLO:
- Bata os ovos, o açúcar e o óleo até formar um creme. Adicione o restante dos ingredientes, bata bem, por último o fermento.
Leve ao forno médio.

PARA A CALDA:
- Junte os ingredientes em uma panela pequena e ferva tudo por alguns minutos ate ficar cremoso. Deixe esfriar e sirva com o bolo.

OBS: Essa receita encontra-se no livro “Escolhas e Impactos, Gastronomia Funcional” que escrevi em parceria com renomado chef Renato Caleffi.
Nele você encontra inúmeras receitas (sugestões para café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, sobremesas, sopas,enfim, todas as refeições. Além de encontrar o glossário dos alimentos, dicas de higiene e segurança alimentar.
É um livro fundamental não somente para as donas de casa, mas para aqueles que desejam ter uma vida saudável.















Para adquirir o seu clique aqui



quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Gravação do Programa Mais Saúde TV CN com dr.Roque Savioli - Tema: Envelhecimento bem sucedido



Livro "Escolhas e impactos" Gastronomia Funcional - (Inúmeras receitas pra você) Adquira já o seu

Esse é o meu livro escrito em parceria com o chef Renato Caleffi que tem como título“ Escolhas e impactos” Gastronomia Funcional.


Escolhas e impactos - Gastronomia funcional traz receitas, sugestões diferenciadas, dicas de preparo e reeducação alimentar, levando em consideração a qualidade de vida. Não se trata apenas de um livro, é também um acréscimo à saúde pública, de acesso a todas as classes e todos os gostos. As sugestões apresentadas, a qualidade dos pratos, a riqueza de sabores e aromas, aliados à segurança alimentar, podem levar-nos a resultados surpreendentes para uma vida melhor.
Para adquirir online é muito simples, clique aqui

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Programa Mais Saúde - TV Canção Nova - Especial 2 anos (Retrospectiva) - Participação de Ricardo Sá, Pe. Joãozinho e Pe. Paulo Ricardo.

Celebramos dois anos do Programa Mais Saúde e preparamos vários programas especiais. 

Confira os testemunhos do padre Joãozinho, Ricardo Sá e padre Paulo Ricardo sobre os benefícios da reeducação alimentar em suas vidas. 

Acompanhe também a retrospectiva de algumas receitas que fizemos nesses dois anos.




segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Feijão com linhaça

Rendimento: 4 a 5 porções

Utensílios: Panela de pressão, tábua, faca, colher grande, espátula

















Ingredientes:

- 500g de feijão de sua preferência ou da época
- 1 xícara de café de óleo ou azeite
- 4 litros de água fria
- 5 dentes de alho
- 1 colher de sopa de linhaça (farinha)
- 1 colher de chá de sal
- 2 folhas de louro
- 1 cebola em cubinhos

Preparo:
-Deixe o feijão de molho em 2 litros de água durante 24 horas.
- No dia seguinte, ferva o feijão por 2-3 minutos sob pressão ou por 10 minutos sem pressão.
- Deixe o feijão em repouso na mesma água por 1 hora (opcional)
- Escorra a água e coloque 2 litros de água nova, juntamente com a semente de linhaça triturada, a cebola, o louro
- Cozinhe na pressão por 30 minutos (o tempo varia de acordo com o tipo e as condições do feijão)

Obs: Essa receita encontra-se na página 219 do livro "Escolhas e Impactos, Gastronomia Funcional" que escrevi em parceria com o chef Renato Caleffi.

No livro você encontrará muitas outras receitas. Para adquirir o seu via internet clique aqui

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Livro "Tudo posso, mas nem tudo me convém" - Adquira já o seu





















Este livro alerta que vivemos numa sociedade "obesogênica", onde diversos fatores externos, como toxinas ambientais presentes no nosso dia-a-dia, tornam-se disruptores endócrinos, Isto é,  "gatilhos hormonais" favorecendo a ocorrência de diversas doenças, inclusive obesidade, que hoje é reconhecida como uma doença inflamatória.

Totalmente embasada em comprovação científica, a autora Gisela Savioli mostra, através da sua prática clínica, que para o sucesso de um emagrecimento saudável, na basta focar apenas na alimentação e na atividade física.

Para adquirir o seu clique aqui 

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Saiba mais sobre o livro "A filha da fé" - Adquira já o seu


























Recentemente, a autora Gisela Savioli reviveu a mesma cena de seis anos atrás para ilustrar a edição atualizada do seu livro A filha da fé.

Segundo a autora, esta edição despertará a atenção de novos leitores por conta das novas imagens e dos capítulos adicionais que foram inseridos.

A filha da fé é uma autobiografia que “dirige as luzes” não só para a protagonista, Gisela Savioli. A obra também tem o propósito de demonstrar aos leitores a possibilidade de mudar a direção da própria vida em busca da felicidade, mediante uma conversão verdadeira. A autora apresenta os princípios cristãos que podem ser praticados em momentos de descrença, além da intenção de conversão social, sem a necessidade de alienar-se do mundo.

A história de vida retratada neste livro mostra que nunca é tarde para concretizar um sonho, que não é necessário desistir de todas as nossas aspirações. De acordo com a autora, Deus sempre coloca à nossa frente situações que podem ser o caminho para seguirmos o que ele planejou para cada um. Basta ouvir e entender os sinais. Nesta obra, cujo título é o significado do nome da autora, Gisela conta que entendeu e ouviu a voz do Senhor quando viveu o seu deserto, depois de encerrar voluntariamente uma fase glamorosa de sua vida profissional, incompatível com sua realidade espiritual.
Sobre a autora:

Dra. Gisela Savioli foi a nutricionista responsável pelo Papa Bento XVI e pela sua comitiva, em sua visita ao Brasil, em maio de 2007, por ocasião da V Conferência dos Bispos da América Latina e do Caribe, em Aparecida (SP). É nutricionista clínica graduada pelo Centro Universitário São Camilo, com especialização em Saúde da Mulher no Climatério, pela Faculdade de Saúde Pública da USP, e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia pelo CVP/Unicsul. Faz parte do Conselho Brasileiro de Fitoterapia (Conbrafito) e do Institute for Functional Medicine - USA.

Para adquirir o seu livro clique aqui

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Anti-transpirante Roll On de leite de magnésia - Faça o seu!!!

O leite de magnésia é o nome comercial da solução aquosa do hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) numa concentração de aproximadamente 7% em massa. A principal aplicação desse líquido branco e espesso é como antiácido e laxante. Porém, existe outra finalidade para esse produto que tem ganhado cada vez mais adeptos: o seu uso como desodorante.

Esse uso tem se difundido, entre outras coisas, pelos seguintes motivos:

1. É uma alternativa ecológica ao desodorante comum;

2. Muitas pessoas têm medo de que o antitranspirante normal cause câncer. Existem estudos que sugerem que o alumínio presente nos antiperspirantes e antitranspirantes pode ser absorvido pelo organismo e se acumular, o que aumentaria a incidência de câncer de mama e o mal de Alzheimer. Segundo parecer técnico divulgado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), até o momento não existe comprovação científica para essas alegações.

3. O leite de magnésia é mais barato que os antitranspirantes comuns, além de durar mais tempo.
Para concluirmos se o leite de magnésia consegue realmente acabar com o mau cheiro nas axilas, precisamos primeiramente saber o que constitui o nosso suor e porque ele apresenta esse odor desagradável.
As nossas glândulas écrinas e epócrinas secretam o suor, que é constituído basicamente de água (99%), cloreto de sódio, ácidos carboxílicos de baixa massa molar, ureia, sais de ferro, potássio, amônio, ácido lático, proteínas e outros componentes. A sua função é regular a temperatura corporal e eliminar metabólitos.

O suor é então eliminado pelas glândulas sudoríparas, inicialmente sem nenhum odor desagradável. Porém, na nossa pele existem bactérias que metabolizam as substâncias do suor e produzem alguns compostos de cheiro ruim, tais como ácido butírico, capróico e outros associados a aminas e mercaptana.
Esses ácidos carboxílicos mencionados possuem um cheiro bastante forte e irritante. Por exemplo, o ácido butírico (C3H7COOH) possui esse nome porque vem do latim butirum, que significa “manteiga”, ele tem o cheiro de manteiga rançosa. O ácido capróico vem do latim caper, que significa “cabra”, é o popular “cheiro de bode”.

Assim, lavar com água e sabão as axilas diminui o cheiro ruim, entretanto, não acaba totalmente com o odor, pois não atinge por completo os agentes microbianos, que podem ficar na derme, a camada intermediária da pele. Por isso, a necessidade de se utilizar “produtos químicos”.

Como vimos, são os ácidos que trazem o mau cheiro, assim, se usarmos substâncias básicas no local, o meio é neutralizado. Por exemplo, se utilizarmos o leite de magnésia, que é a base hidróxido de sódio, estaremos tornando o meio básico, o que irá provocar a morte das bactérias e, consequentemente, elas não irão decompor as substâncias orgânicas eliminadas no suor.
Outra substância muito utilizada em talcos desodorantes é o bicarbonato de sódio (NaHCO3), pois ele é capaz de neutralizar o excesso de ácido no meio.

APRENDA A FAZER DE FORMA MUITO SIMPLES O DESODORANTE COM LEITE DE MAGNÉSIA:






Compre um frasco de leite magnésia, de preferência como o da foto ao lado.









Pegue um frasco de desodorante Roll On, tire a bolinha giratória com a ajuda de uma faca, mas tenha cuidado. Lave bem.







Despeje o leite de magnésia dentro do frasco







Por fim, coloque novamente a bolinha e feche o frasco. O desodorante está pronto para o uso.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Programa especial de aniversário do Mais Saúde na TV Canção Nova

No último dia 13, comemoramos dois anos de Mais Saúde pela TV Canção Nova. Dr. Roque Savioli nos fala um pouco da sua trajetória neste tempo de programa. Confira também os seus comentários sobre os programas que mais marcaram.






segunda-feira, 16 de setembro de 2013

AZEITE FUNCIONAL - Aprenda a prepará-lo! (Além de saboroso é antiinflamatório)

Anote os ingredientes:

 




1 garrafa de 500 ml de azeite extra-virgem primeira prensa a frio (acidez baixa)
 








2 dentes de alho triturados







(deixar repousar 10 minutos antes de introduzir no vidro)







1 rama de alecrim devidamente higieniza e bem sequinha 


(use equipamento adequado)




 


  

Retirar com cuidado a tampa dosadora do azeite











Introduzir os ingredientes (o alho triturado e a rama de alecrim)






Deixar em local fresco e escuro (dentro de um armário por exemplo) por uma semana antes de usar.

USAR DIARIAMENTE NA SALADA POIS É ALTAMENTE ANTIINFLAMATÓRIO.

Programa Mais Saúde especial na Rádio América CN com as produtoras e dicas sobre aleitamento materno

Programa Mais Saúde especial na Rádio América Canção Nova. 
Neste programa veja a partilha das produtoras do Mais Saúde na rádio, a Maria Angélica e Ana Paula da Comunidade Canção Nova. 
Confira também dicas para o aleitamento materno com a Drª Lilian Soares Dalete Araújo.





quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Maionese Integral

















(imagem ilustrativa)


Rendimento: 4 porções

Utensílios: Liquidificador, espátula

Ingredientes:

- Duas bananas verdes bem amolecidas
- 1 xícara de café de vinagre
- 1 xícara de óleo ou azeite de oliva
- 1 colher de mostarda
-Sal a gosto

Preparo:

- Bata o vinagre, o óleo, o azeita, a mostarda e o sal no liquidificador.

- Deixe –o ligado e acrescente, com o auxílio de uma espátula, as bananas cozidas e quentes até formar um creme espesso. Este molho fica parecido com a maionese


OBS: Essa receita encontra-se na página 128 do livro "Escolhas e Impactos, Gastronomia Funcional" (Ed. Loyola) que escrevi em parceria com o chef Renato Caleffi. Nele você encontra essa a muitas outras receitas e dicas sobre os alimentos.















Para adquirir o seu clique aqui



terça-feira, 10 de setembro de 2013

Coco, uma ótima sugestão para o lanche da tarde




















Adoro pedir aos meus pacientes que levem lascas de coco seco para o lanche, principalmente do final da tarde. O coco contém gorduras que têm uma ação muito interessante no organismo. Antes de mais nada, você vai precisar mastigar bem antes de conseguir engolir cada pedaço, o que já vai colaborar para a saciedade.

Quando a gordura do coco atingir seu intestino irá estimular a produção de um hormônio chamado GLP-1 que ao cair na corrente sanguínea, irá até seu cérebro e diminuirá sua fome. Que tal levar essa dica para seu segundo lanchinho da tarde?

Geralmente meu paciente come 2 lanches a tarde, o primeiro uma fruta 3 horas após o almoço e o segundo, o coco que peço para comer quando estiver indo para casa assim ele não chegará comendo tudo que vê pela frente antes do jantar.


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Patê de grão de bico

















Rendimento: 6 a 8 porções

Utensílios: Panela de Pressão, liquidificador, peneira, colher, recipiente médio

Ingredientes:

- 250g de grão de bico
- 1 colher de sopa de molho de tahine
- 1 dente de alho amassado
- Suco de limão a gosto
- Azeite (quanto baste)
- Sal a gosto

Preparo:

Deixe o grão de bico de um dia para o outro.
No dia seguinte troque a água e cozinhe em pressão por 30 minutos, até ficar macio.
Após cozido, passe no liquidificador com um pouco de água do cozimento até ganhar uma consistência firme; não deixe ficar aguado e nem mole;  passe na peneira (opcional) e reserve.
Misture com um garfo o tahine com o sal e o alho amassado; se precisar adicione um pouco mais do líquido do cozimento.
Adicione o azeite e tempere com sal a gosto.

Dica: Misture com azeite de hortelã (conforme a página 169 do livro Escolhas e Impactos)

Para adquirir o seu clique aqui

Fonte: Livro "Escolhas e Impactos - Gastronomia Funcional" (Ed. Loyola) 

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Dor de cabeça e enxaqueca: Uma esperança pela nutrição funcional

Vamos aprender um pouco mais sobre dor de cabeça e enxaqueca? Um mal que atinge milhões pessoas pelo mundo a fora. 
Ao ler, você vai perceber que pequenas mudanças podem fazer toda a diferença em sua vida!












Existem mais de 150 tipos diferentes de dor de cabeça e o que observo no meu dia-a-dia de consultório é que muitas delas desaparecem quando o paciente melhora a qualidade de sua alimentação. As pessoas esquecem que as células do nosso corpo são formadas de nutrientes e que muitas vezes, o desequilibro nutricional pode levar a dores de cabeça e até enxaqueca.

Primeiro passo para um tratamento nutricional é a investigação dessa nutrição celular, ou seja, considerando a individualidade bioquímica, avaliar a ingestão dos nutrientes essenciais tanto em quantidade como em qualidade, verificar como se encontra a digestão, mas também absorção, utilização e excreção do paciente.

Referente a esse último item, muitas vezes, a causa pode ser uma destoxificação inadequada. É aquela tipica situação do paciente chegar ao consultório afirmando que sua dor de cabeça é causada pelo fígado (boca amarga) quando na verdade esse órgão é apenas consequência de todo um processo que não esta funcionando bem.

Dos alimentos, talvez a novidade para você, seja que o grupo das frutas cítricas é um dos maiores causadores de enxaqueca. Esse é o grupo da laranja, limão, tangerina, toranja, pomelo.
Lembre-se que o grupo das frutas NÃO tem nada a ver com frutas ácidas ou fontes de vitamina C, como o abacaxi, acerola, etc. Algumas pessoas já identificaram os alimentos prejudiciais como embutidos (linguiça, salsicha, peito de peru, etc.) por conter nitrito ou ainda os industrializados que possuem glutamato monossódico (GMS) entre seus ingredientes (aliás, presente na maioria deles!), chocolate, vinho, carne suína e principalmente a cafeina.

Uma observação importante: quem for consumidor crônico de um desses alimentos, o café, por exemplo, não deve retirá-lo, sem usar ao mesmo tempo, suplementos alimentares, com risco de ter uma sindrome de abstinência.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Feijão com linhaça

Rendimento: 4 a 5 porções

Utensílios: Panela de pressão, tábua, faca, colher grande, espátula

















Ingredientes:

- 500g de feijão de sua preferência ou da época
- 1 xícara de café de óleo ou azeite
- 4 litros de água fria
- 5 dentes de alho
- 1 colher de sopa de linhaça (farinha)
- 1 colher de chá de sal
- 2 folhas de louro
- 1 cebola em cubinhos

Preparo:
-Deixe o feijão de molho em 2 litros de água durante 24 horas.
- No dia seguinte, ferva o feijão por 2-3 minutos sob pressão ou por 10 minutos sem pressão.
- Deixe o feijão em repouso na mesma água por 1 hora (opcional)
- Escorra a água e coloque 2 litros de água nova, juntamente com a semente de linhaça triturada, a cebola, o louro
- Cozinhe na pressão por 30 minutos (o tempo varia de acordo com o tipo e as condições do feijão)

Obs: Essa receita encontra-se na página 219 do livro "Escolhas e Impactos, Gastronomia Funcional" que escrevi em parceria com o chef Renato Caleffi.
No livro você encontrará muitas outras receitas. Para adquirir o seu via internet clique aqui

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Bolinho salgado de ábobora

















































(versão normal)


Rendimento: Cerca de 15 unidades de bolinhos no formato de empadinhas

Utensílios: Liquidificador, peneira, recipiente, espátula, assadeira, forminhas de empadas.

Ingredientes: 

- 2 ovos
- Sal a gosto
- 250 g de abóbora cozida (ver detalhes na pg 107 do livro Escolhas e Impactos)
- 1 fatia fina de gengibre
- 2 colheres de sopa de farinha de grão de bico
- 1 punhado de salsinha picada ou orégano seco
- ¼ de colher de sopa de fermento em pó químico
- 1 colher de sopa de açúcar ou mel
- 1 punhado de castanha de sua preferência (avelãs, nozes, castanha-do-pará) quebradas grosseiramente

Preparo:

- Bata no liquidificador a abóbora cozida com um pouco do seu líquido, o gengibre, o açúcar; sal a gosto.
- Passe o purê pela peneira e misture os demais ingredientes, por último o fermento.
- Disponha em forminhas de empadas previamente untadas com óleo e a farinha de grão-de-bico.
- Asse em forno preaquecido, 180ºC por 8 minutos

OBS: Essa receita encontra-se na página 117 do Livro "Escolhas e Impactos, Gastronomia Funcional" 
Para adquirir o seu clique aqui