quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Chá Verde (descafeinado) Vamos aprender a fazer?
















1. Colocar 200 ml de água para aquecer. Ao atingir o ponto de pré- fervura, adicionar 1 colher de chá da erva do chá verde (Camellia sinensis) e aguardar por 1 minuto em infusão (tampado).

2. Com uma peneira, desprezar a primeira água, mantendo a erva.


3. Fazer infusão com nova água (200 ml) no ponto de pré-fervura por 3 minutos e tomar em seguida.

Cuidado:

- Não reaquecer o chá – ele pode ser ingerido quente, após o preparo, ou em temperatura ambiente. Se preferir pode armazenar em geladeira e tomar nas próximas 12 horas.


- Não adoçar o chá para não inativar o efeito da substância ativa da planta. Se desejar, faça um suco de hibiscos, frutas vermelhas ou frutas silvestres e misture ao chá verde para melhorar o sabor.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Aprenda como alimentar-se bem através de um cardápio saudável para o seu dia a dia! (Programa Mais Saúde 25/10/13)

No último programa Mais Saúde exibido pela TV Canção Nova (25/10), apresentei aos telespectadores dicas de como alimentar-se bem.

Confira o programa na íntegra aqui no meu blog e aprenda um cardápio variado de verduras e frutas para alimentar-se de forma saudável no seu dia a dia.







quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Participe do Kairós "Cura da Depressão" na Canção Nova - Programe-se

Dia 1° de dezembro participe do Kairós Cura da Depressão, será um evento voltado ao interior de cada pessoa para sentir que cada um tem o seu o valor, cada pessoa é única aos olhos de Deus.

Você quer a prova de que Deus o ama? Jesus disse que Ele pode ter 100 ovelhas, mas se tem uma perdida Ele deixa as 99 para buscar você. Se você é a ovelha deprimida, perdida, Ele larga as outras e vai buscar você. (Professor Felipe Aquino).

Durante a programação teremos  Pregação, Oração, Adoração ao Santíssimo Sacramento e Santa Missa.
Lançamento do livro:Depressão: Um sinal de esperança!  (Dr. Roque Marcos Savioli)

Estamos empenhados em acolher com carinho todos os peregrinos que passam em nossa sede. Contamos com infraestrutura e um ambiente alegre, acolhedor e cheio de paz.


Programação – Domingo

08h00 – Animação
08h20 – Pregação: Dr. Roque Savioli
09h25 – Promoção de Palco
09h30 – Intervalo.
10h00 – Animação
10h10 – Pregação: Dr. Gisela Savioli
11h20 – Adoração ao Santíssimo Sacramento: Diácono Nelsinho
12h20 – Bênção do Santíssimo.
12h30 – Intervalo
15h00 – Santa Missa: Pe. Wagner Ferreira
16h30 – Encerramento.


* Sujeito a alterações sem aviso prévio.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Pão de batata sem glúten e sem leite

Vamos aprender a fazer um pão de batata muito saboroso e saudável sem glúten e sem leite?
 
Aparentemente lembra muito o pão de queijo, e inclusive algumas pessoas dão a essa receita o nome de "falso pão de queijo", mas o grande diferencial é que não existe entre os ingredientes nenhum derivado de leite.
 
Confiram abaixo essa receita maravilhosa que tem feito o maior sucesso:




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* Foto ilustrativa
 
INGREDIENTES:
800 g batatas em forma de purê (umas 4 batatas médias)
150 g de polvilho azedo (um copo americano quase cheio)
150 g de polvilho doce (um copo americano quase cheio)
2 ovos 
150 ml de óleo (Canola ou azeite) 
150 ml de água morna
Sal, orégano e manjericão a gosto
PREPARO:
OBS: Num copo de 300 ml coloque  a água morna e o oléo. Em seguida coloque num recipiente junto com todos os outros ingredientes. Misture tudo muito bem e depois,  pegue com uma colher de sopa, faça bolinhas, coloque numa assadeira e leve ao forno. Deixe assar até eles ficarem levemente dourados.
- Não precisa untar a forma
DICA: Pode trocar a batata por outro tubérculo (mandioca, inhame, mandioquinha).

I Curso Intensivo de Geriatria

 


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Funcionamento do Intestino e Obesidade (continuação do programa da semana passada)

No programa Mais Saúde do dia 18 de outubro pela TV Canção Nova, conversamos sobre o funcionamento do nosso intestino e também sobre o que contribui para o emagrecimento e para a OBESIDADE, dando continuidade ao tema da semana passada. Programa Imperdível. Não deixe de compartilhar com seus contatos.



sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Testemunho maravilhoso (Confira e divulgue) - TUDO POSSO, MAS NEM TUDO ME CONVÉM

Quero deixar registrado aqui um testemunho maravilhoso que recebi via facebook, enviado pela Patrícia Delboni que está tendo sua vida transformada desde que leu o livro Tudo posso mas nem tudo me convém. Testemunhos como esse não pode ficar só para nós. É preciso passar adiante. 

Estou muito feliz com os frutos que tem dado na vida dessa nossa querida Patrícia! Muito obrigada pelo envio do seu testemunho. Segue o depoimento da Patrícia em duas partes (a primeira foi o que chegou no face, e depois minha assessora de mídia Ana Néri fez o contato com ela para saber se poderíamos publicar aqui no blog, e então, além de autorizar, ela acrescentou mais uma parte). Confira:

"Depois de mais de dois anos com nutricionista tirando de tudo da minha alimentação acabei desistindo de fazer dieta e quase me rendendo a cirurgia bariátrica. Foi quando meu esposo comprou o livro TUDO POSSO MAS NEM TUDO ME CONVÉM dessa nutricionista que tem sido instrumento de cura para muitos. Ao seguir seus conselhos, descobri a causa das minhas frequentes dores abdominais, intolerância à lactose, e mais, venho perdendo peso de forma branda mas progressiva.

Vale a pena ler seu livro e acompanhar seus programas caso não possa se consultar diretamente com ela Paz e bem."

(Segunda parte):

 Mas é claro que podem postar meu testemunho, inclusive aproveito para falar que desde que começamos a colher os bons frutos desse maravilhoso trabalho, já o recomendamos a muitas pessoas, inclusive presenteei meu médico com um exemplar, o que lhe foi também útil, já que sua esposa (doutora em terapia ocupacional) tem intolerância à lactose além de outras alergias alimentares, enfim, só podemos continuar a orar para que Deus continue iluminando o caminho desse casal abençoado (dra. Gisela Savioli e dr. Roque Savioli) e de vocês que levam esse trabalho adiante.

Me coloco a disposição para detalhar melhor todos os benefícios que já experimentei desde quando mudei minha alimentação. No mais, obrigada querida pelo carinho. Beijos no coração, paz e bem". Patricia Rosa Delboni de Araujo (engelspeziell@hotmail.com)



SE VOCÊ AINDA NÃO ADQUIRIU O SEU LIVRO "TUDO POSSO, MAS NEM TUDO ME CONVÉM", CLIQUE AQUI

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Caviar de berinjela

Rendimento: 5 porções
Utensílios: saco plástico, colher, tábua, faca, recipiente médio, frigideira
















(imagem ilustrativa)

Ingredientes:

- 5 Berinjelas
- 5 dentes de alho picados ou amassados
- 1 colher de café de cominho em pó
- 1 cebola picada em cubos ou ralada
- Sal a gosto
 - 1 punhado de salsinha

Preparo:

Lave as berinjelas e leve-as à boca do fogão até queimar a pele.
Quando estiverem queimadas por fora, coloque-as ainda quentes dentro de um saco plástico e feche; a casca da berinjela sairá com mais facilidade.
Corte a berinjela ao meio e tire sua polpa com uma colher, tomando cuidado para não misturar a pele queimada.
Junte a polpa e depois pique na faca e reserve (evite processar, pois a consistência e a cor ficarão prejudicadas).
Pique a salsinha e reserve.
Refogue o alho bem picadinho ou amassado em uma frigideira com fios de azeite; retire o alho e reserve; refogue a cebola no azeite até ficar transparente.
Misture o alho, a cebola, a salsa, a berinjela picada.
Misture tudo com as pitadas de cominho em pó.
Corrija com sal, fios de azeite e pimenta de sua preferência

OBS: Essa receita encontra-se na página 125 do livro "Escolhas e Impactos - Gastronomia Funcional" que escrevi em parceria com o chef Renato Caleffi. Nele você encontrará muitas outras receitas maravilhosas, além de conhecer sobre todos os alimentos, para que servem, propriedades nutricionais e muito mais.














Para adquirir agora o seu clique aqui 

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Depressão: Um sinal de esperança! Novo livro do dr. Roque Savioli e um convite mais que especial a você! Divulgue também!

Obesidade - Programa Mais Saúde especial pela TV Canção Nova alerta: Mais da metade da população brasileira está acima do peso. Sabia? Saiba como se cuidar melhor!

No programa Mais Saúde do dia 11 de outubro, exibido pela TV Canção Nova, falei sobre a OBESIDADE, origem, consequências e muito mais. E ainda trouxe dicas para termos uma boa alimentação, como ajudar no nosso metabolismo e assim ter uma ótima qualidade de vida.

Não deixe de acompanhar o programa abaixo na íntegra, dividido em dois blocos. E lembrando que sexta que vem, dia 18 de outubro, daremos continuidade a esse tema tão importante.






sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Seminário - GLÚTEN: Saúde e sociedade: quais as mudanças necessárias? Participe! Inscrições gratuitas - Vagas limitadas!

























Data: Quinta, 31 de outubro de 2013 às 15h00
Local: 
ALESP - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo 
Evento no facebook - CLIQUE AQUI


INSCREVA-SE: Dia 31/10 acontece o seminário Glúten: Saúde e Sociedade - Quais as mudanças necessárias? na Assembleia Legislativa de São Paulo. O evento vai discutir os projetos de lei que tratam da criação de uma Semana Sem Glúten e da obrigatoriedade de gôndolas sem glúten nos supermercados do estado de São Paulo (Inscrições Gratuitas - Vagas Limitadas). http://www.e4agencia.com/#!seminario/c20bi


quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Sopa de mandioca com leite de coco e cardamomo

Rendimento:  4 a 5 porções
Utensílios: liquidificador, peneira, panela, espátula
















*Imagem ilustrativa


Ingredientes:

- 1 kg de mandioca
- 5 unidades de cardamomos inteiros
- 1 dente de alho
- 350 ml de leite de coco
- sal a gosto
- pimenta a gosto

Preparo: 

- Cozinhe a mandioca com o alho, em água suficiente para cobri-la;
- Bata no liquidificador a mandioca com parte do líquido de seu cozimento (o suficiente para ficar na consistência adequada), o leite de coco e o cardamomo.  Passe pela peneira.
- Leve ao fogo para apurar e concentrar o sabor; corrija o tempero com mais sal e pimenta a gosto.

Dica: Cozinhe a mandioca com pedacinhos de músculo ou coxão duro.

OBS: Essa receita encontra-se na página 179 do livro “Escolhas e Impactos, Gastronomia Funcional” que escrevi em parceria com o chef Renato Calefi.














Nele você encontrará  outras receitas maravilhosas e saudáveis. Para adquirir o seu CLIQUE AQUI

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Mais fotos das férias...


Almoçando com o dr. Roque Savioli no LUPPA.
Água em garrafa de vidro. Meu sonho de consumo 
no Brasil.


























Nessa foto, dr. Roque está ao lado de instrumentos
musicais que pertenceram aos Beatles.

Biscoito Salgado de Batata (uma delícia)!!!















(imagem ilustrativa feita com forminhas personalizadas)

INGREDIENTES:
2 batatas médias cozidas e espremidas
3 colheres (sopa) cheias de farinha de arroz
2/3  xícara (chá) amido de milho
1 gema
½ tablete de manteiga (50g)
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó

MODO DE PREPARO:

1.  Misture os ingredientes secos com a manteiga e as gemas.
2. Acrescente a batata e misture bem.
3. Se ficar mole, acrescente mais farinha de arroz ou amido de milho.
4. Abra pequenas porções de massa, corte os biscoitinhos e coloque-os em uma assadeira untada.

5. Asse em forno médio pré-aquecido por cerca de 15 minutos, até começar a dourar, depois vire os biscoitos para dourar do outro lado, por cerca de 5 a 10 minutos. Servir.



Aprenda várias outras receitas funcionais através do livro Escolhas e Impactos, Gastronomia Funcional.

Para adquirir o seu clique aqui 

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

PRESSÃO ALTA: A ASSASSINA SILENCIOSA - + RECEITA DE SAL DE ERVAS
















O titulo é chocante eu sei, mas é assim que Hipertensão Arterial, popularmente conhecida como pressão alta é conhecida entre os profissionais da saúde. Você sabe qual é sua pressão ? Se não souber, investigue. Se você tem pressão alta e toma remédio NUNCA PARE SEM AUTORIZAÇÃO DO SEU MÉDICO! 

Hipertensão não tem cura, mas é controlada com a medicação correta. Lembre-se que nosso corpo é a uma ferramenta indispensável para servirmos a Deus. Vejo pessoas (principalmente homens) que cuidam melhor dos seus carros do que de seus corpos… 

Qualquer probleminha correm para o mecânico. Na hora de escolher um óleo para lubrificar as engrenagens, exigem o melhor! E por que não fazem isso com o Templo do Espírito Santo que é o corpo humano? Devemos lembrar que a medicina deve ser usada como preventiva ao invés de curativa. Não espere ficar doente para ir ao médico e faça exames periódicos. Mantenha seu peso dentro da faixa ideal. 

Sobrepeso e obesidade contribuem para sua pressão aumentar e o pior é ver CRIANÇAS que em consequência disso estão apresentando doenças que antigamente eram frequentes apenas em pessoas mais velhas. 

Evite comer muita de proteína de origem animal por causa da gordura saturada que é inflamatória e cuidado com o sal, escondido nos alimentos, presente nos produtos industrializados e nos embutidos como presunto, salame, mortadela, salsicha, linguiças, etc. 

Tire o saleiro da mesa. A presença dele é um convite a colocar mais sal na comida e na maioria das vezes sem necessidade. Se precisar diminuir o sal por ordem médica, use o truque de misturar frutas na sua comida. Folhas amargas (como salada de rúcula, por exemplo) combinam muito bem com manga ou figos. 

Nossa banana (como está na natureza, nada de fritar!) combina divinamente com nosso arroz e feijão de todo dia. E lembre-se que nossa língua (que é o órgão que reconhece os sabores dos alimentos) precisa de 14 dias para se adaptar a um novo paladar. 


RECEITA:

Quero deixar aqui esta a receita de sal de ervas que uso para meus pacientes que ajuda na diminuição do sal puro e além disso tem propriedades antioxidantes e anti inflamatórias. 


2 colheres de sopa de orégano seco
2 colheres de sopa de manjericão ou manjerona seca
2 colheres de sopa de alecrim seco
2 colheres de sopa de salsinha seca
2 colheres de sopa de gergelim tostado
1 colher de chá de sal marinho ou sal grosso
Bata tudo no liquidificador.
 
Dica opcional:
 
1) passar tudo em uma peneira fina
2) substituir as ervas por ervas secas de provence
3) adicionar outros sabores, personalizando o sal:

- para um sal defumado, bata no liquidificador o chá chinês lapsang souchong
- para um sal à provençal, bata sal com lavanda seca
- para um sal indiano, bata com sementes de cardamomo, grãos de coentro…

Escolhendo um lanchinho saudável no WholeFoods (Férias NY)


Momento Central Park (férias NY)


quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Algumas fotos das férias - NY

                           Dia de City Tour na Big Apple

                                 Dia de City Tour na Big Apple

                       No Central Park mas do lado do Harlem


                                               Outono em NY

terça-feira, 1 de outubro de 2013

DIABETES : VOCÊ PODE TER E NÃO SABER !

Você sabe quanto é sua “glicemia de jejum”, isto é, quanto de glicose (açúcar) circula no seu sangue quando você acorda? Essa é a melhor maneira de saber se você tem ou poderá vir a desenvolver essa doença que assola hoje milhões de pessoas e faz parte do que se chama de “quarteto mortal” junto com obesidade, hipertensão arterial e doença cardiovascular.

Infelizmente, muitas pessoas só descobrem que eram diabéticas quando seus rins começam a entrar em falência que é uma das conseqüências do Diabetes não controlado. Sabia que X% dos casos em que os pacientes precisam fazer algum tipo de diálise (filtrar o sangue por uma máquina para tirar as impurezas) ocorre em conseqüência do Diabetes descompensado?

Mas não é “só” isso: disfunção erétil (impotência), infarto, derrame, gangrena (prejuízo da circulação periférica), cegueira e até amputação de membros são algumas das conseqüências dessa doença quando não controlada.

Como nutricionista, sempre incentivo a “prevenção”, isto em, procurar evitar que uma doença venha a se desenvolver, através de hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis. Sabe-se que 20% é fator genético, aquilo que herdamos nos nossos pais, mas que 80% depende do meio ambiente onde entra nosso livre-arbítrio, as nossas escolhas.

Estima-se que cerca de 50% das pessoas que tem Diabetes desconhecem por pura falta de diagnóstico que se faz com uma simples gotinha de sangue que se obtém furando a ponta do seu dedo. O ideal é que o resultado esteja abaixo de 99. Mas se estiver acima, isso não significa que você é diabético.... ainda! Esse resultado mostra que precisamos começar a ficar atentos como nossa alimentação e hábitos de vida.

Uma das primeiras coisas que já nos ajuda nesse controle não é nem mesmo alimentação. É a atividade física que ajuda a colocar esse açúcar dentro no lugar certo sem precisar do famoso hormônio chamado INSULINA. E a atividade física não faz bem somente na hora que a praticamos. Ela continua seus benefícios por horas a fio, facilitando a entrada da glicose na célula.

Mas claro que alimentação também conta e por isso mesmo convido você a acompanhar o Programa Mais Saúde que realizo diariamente pela Radio CN AM todos os dias das 12h00 às 13h00, onde falo exaustivamente sobre hábitos e alimentação saudáveis. Você pode acompanhar através da internet (http://blog.cancaonova.com/america) ou se for de São Paulo, através da Radio América AM 1410. O programa é ao vivo, diário e você pode interagir fazendo perguntas.

Além do Programa Mais Saúde na radio, você também pode assistir pela TV CN, todas às sextas-feiras, das 13h00 às 13h30 ou depois acompanhar pelo blog: http://dragiselasavioli.blogspot.com.br (Clique aqui)

Além dos programas, escrevo artigos sobre saúde na Revista Canção Nova desde sua criação em janeiro de 2010 que os sócios colaboradores dessa obra maravilhosa recebem mensalmente (a propósito você recebe?).

Um dos alimentos que mais divulgo quando falo de Diabetes é a BATATA YACÓN, também conhecida como a batata do diabético. É uma essa raiz é riquíssima em água em sua composição e numa fibra solúvel chamada INULINA que evita picos de açúcar no sangue, muito comum quando consumimos outros tipos de batatas.

Apresenta sabor adocicado, com textura parecida com a da pêra madura e deve ser comida preferencialmente crua, descascada e cortada em cubos ou ralada para acompanhar uma salada, por exemplo. Mas você pode fazer um suco dela e tomar o equivalente a 100g antes do almoço e do jantar.

Apesar de incentivar seu consumo na forma crua, você pode também comê-la  levemente crocante na receita que leva o nome de Batata Yacón Sauté (salteada na frigideira), que esta no livro ESCOLHAS E IMPACTOS GASTRONOMIA FUNCIONAL (4a. Ed. Loyola - pag 206) que escrevi em parceria com o Chef Renato Caleffi.















PARA ADQUIRIR O LIVRO CLIQUE AQUI

O passo a passo dessa receita apresentamos no Programa Mais Saúde pela TV CN que pode ser assistido pelo blog acima. Bom apetite!