quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Anti-transpirante Roll On de leite de magnésia - Faça o seu!!!

O leite de magnésia é o nome comercial da solução aquosa do hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) numa concentração de aproximadamente 7% em massa. A principal aplicação desse líquido branco e espesso é como antiácido e laxante. Porém, existe outra finalidade para esse produto que tem ganhado cada vez mais adeptos: o seu uso como desodorante.


Esse uso tem se difundido, entre outras coisas, pelos seguintes motivos:

1. É uma alternativa ecológica ao desodorante comum;

2. Muitas pessoas têm medo de que o antitranspirante normal cause câncer. Existem estudos que sugerem que o alumínio presente nos antiperspirantes e antitranspirantes pode ser absorvido pelo organismo e se acumular, o que aumentaria a incidência de câncer de mama e o mal de Alzheimer. Segundo parecer técnico divulgado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), até o momento não existe comprovação científica para essas alegações.

3. O leite de magnésia é mais barato que os antitranspirantes comuns, além de durar mais tempo.
Para concluirmos se o leite de magnésia consegue realmente acabar com o mau cheiro nas axilas, precisamos primeiramente saber o que constitui o nosso suor e porque ele apresenta esse odor desagradável.
As nossas glândulas écrinas e epócrinas secretam o suor, que é constituído basicamente de água (99%), cloreto de sódio, ácidos carboxílicos de baixa massa molar, ureia, sais de ferro, potássio, amônio, ácido lático, proteínas e outros componentes. A sua função é regular a temperatura corporal e eliminar metabólitos.

O suor é então eliminado pelas glândulas sudoríparas, inicialmente sem nenhum odor desagradável. Porém, na nossa pele existem bactérias que metabolizam as substâncias do suor e produzem alguns compostos de cheiro ruim, tais como ácido butírico, capróico e outros associados a aminas e mercaptana.
Esses ácidos carboxílicos mencionados possuem um cheiro bastante forte e irritante. Por exemplo, o ácido butírico (C3H7COOH) possui esse nome porque vem do latim butirum, que significa “manteiga”, ele tem o cheiro de manteiga rançosa. O ácido capróico vem do latim caper, que significa “cabra”, é o popular “cheiro de bode”.

Assim, lavar com água e sabão as axilas diminui o cheiro ruim, entretanto, não acaba totalmente com o odor, pois não atinge por completo os agentes microbianos, que podem ficar na derme, a camada intermediária da pele. Por isso, a necessidade de se utilizar “produtos químicos”.

Como vimos, são os ácidos que trazem o mau cheiro, assim, se usarmos substâncias básicas no local, o meio é neutralizado. Por exemplo, se utilizarmos o leite de magnésia, que é a base hidróxido de sódio, estaremos tornando o meio básico, o que irá provocar a morte das bactérias e, consequentemente, elas não irão decompor as substâncias orgânicas eliminadas no suor.
Outra substância muito utilizada em talcos desodorantes é o bicarbonato de sódio (NaHCO3), pois ele é capaz de neutralizar o excesso de ácido no meio.

APRENDA A FAZER DE FORMA MUITO SIMPLES O DESODORANTE COM LEITE DE MAGNÉSIA:






Compre um frasco de leite magnésia, de preferência como o da foto ao lado.









Pegue um frasco de desodorante Roll On, tire a bolinha giratória com a ajuda de uma faca, mas tenha cuidado. Lave bem.







Despeje o leite de magnésia dentro do frasco







Por fim, coloque novamente a bolinha e feche o frasco. O desodorante está pronto para o uso.

45 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. obrigado Dra.Gisela por mais esta dica, vou fazer com certeza, paz e bem hoje e sempre. abraços.

    ResponderExcluir
  3. Uma pergunta: o leite de magnesia pode manchar roupas, deixando aquela marca de suor?

    ResponderExcluir
  4. principalmente roupas brancas e pretas?

    ResponderExcluir
  5. Vou fazer para minha filha, assim evito que ela se contamine comestas químicas fortes...obrigada

    ResponderExcluir
  6. Estou fazendo tratamento quimioterápico e não posso usar desodorantes ...vou usar o leite de magnésia...obrigada Dra Gisela Savioli.

    ResponderExcluir
  7. Meu marido há tempos usa o leite de magnésia!! Achava estranho, interessante!!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a dica. Acho anormal nao produzir suor. Devemos apenas eliminar o mau cheiro.

    ResponderExcluir
  9. nossa, eu sou alérgica a desodorantes, amei esta dica, vou começar a usar. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  10. uso desodorante feito com leite de magnesia e leite de rosas - na mosca - não dá cheiro e fica um perfume suave.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria gostaria de saber como vc faz qual a quantidade de cada? Obrigada

      Excluir
  11. Faço uso de leite de magnésia como desodorante desde 2008. Realmente é muito bom com várias vantagens!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como Vc faz para não ficar com as axilas brancas? Pq em mim fica, não sei se é por conta da quantidade, mas passo pouco

      Excluir
  12. Como sempre Drª Gisela, traz boas dicas !
    Parabéns .....
    Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Como é absorvido pela pele, pode ser usado por renal?

    ResponderExcluir
  14. Comecei a usar fazem 2 meses, otimo resultado, não irrita,
    é mais economico e eficaz .
    Obrigado

    ResponderExcluir
  15. Olá, me lembro como se fosse hoje, eu tinha 25 anos hoje faço 60, estava eu num sábado de sol em são bernardo do campo onde morava e, pairava solitária sobre uma cadeira no quarto um camisão “quem é mais velho vai lembrar da moda da época” resolvi pedir pro meu irmão emprestada o tal camisão, ele disse ok mas minha namorada usou pode ser? “Meu Deus se eu soubesse” nunca mais o cheiro me largou, mas como inventor que sou fucei até encontrar a solução, misturei alguns produtos naturais e deu certo, portanto faço uso a 35 anos do meu próprio desodorante que tem uma duração de 140 horas, só lá pelos anos de 1997 lí uma matéria na revista veja de uma professora de cosmetologia da usp/sp que falava sobre uma bactéria que por ser menor que as demais de aloja na raiz dos folículos capilares das axilas, por isso o cheiro não te abandona, na e´poca não marquei nada nem o nome da bactéria nem o da professora, hoje procuro a matéria mas não consigo encontrar, mas tudo bem pelo menos o desodorante funciona, o desodorante tem dois agentes bactericida e outro fixador, por isso que dura 140 horas, agora resolvi fazer para além de vender ajudar outras pessoas a se livrarem do cheiro, recentemente refiz o teste, dia 26 de dezembro passei o desodorante e sai caminhar, ao voltar usei o nariz de minha esposa, no outro dia a mesma coisa com a mesma camiseta suada, e assim foi até o dia 31 de janeiro quando ela disse começou a cheirar, isso de bem perto, só depois que anunciei que ia produzir para vender o desodorante é que ela entendeu o porque, fiz uma remessa e vendi tudo agora vou produzir mais e colocar a disposição dos interessados, ~se alguém se interessar me mande um email que entrarei em contato PAULO.CELETI@OUTLOOK.COM, garanto não existe outra forma de se livrar do cheiro, estou em vias de descobrir a cura definitiva pra isso (já sei o caminho) mas ainda dependo de um investimento, abraços a todos sem CC claro.
    © 2015 Microsoft Termos Privacidade e cookies Desenvolvedores Português (Brasil)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vc fez copiou de uma revista, e não foi cobrado pela ajuda, se vc quisesse ajudar, passaria a receita e não venderia.

      Excluir
    2. GRAZI, PRIMEIRO NÃO COPIEI DE LUGAR ALGUM, QUANDO PEGUEI CORRI ATRÁS DE RESOLVER O PROBLEMA, MAS SÃO MATERIAS QUE VC NÃO ENCONTRA PRA COMPRAR EM QUALQUER ESQUINA POR ISSO ESTOU VENDENDO, MAS VC NÃO PRECISA COMPRAR OK NINGUEM É OBRIGADO OK, ABAÇO

      Excluir
  16. Uso o leite de magnésia há muitos anos e aprovo! Dá certo mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Usei o leite de magnésia, mas acontece formar ínguas, o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim tbm apareceu uma bolinha em cada axila, estou assustada o que será isso ?

      Excluir
  18. Usei o leite de magnésia, mas acontece formar ínguas, o que faço?

    ResponderExcluir
  19. Gente eu testei, já tem 1 ano que estou usando, ele não mancha as roupas, ele até ajuda a clarear as blusas que já estavam manchadas dos desodorantes, a única coisa chatinha, é que fica branco nas axilas mas, se vc deixar secar e depois tirar o excesso fica de boa, estou usando e estou amando, não troco mais, recomendo!!! Sigam e Curtam lá meu blog, varias dicas boas... beijos

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Sensacional!! Mto eficiente, o cheiro forte em minha axila sumiu!! Parabéns pela dica!! não compro NUNCA mais desodorante!!

    ResponderExcluir
  22. Gente eu estava pra ficar louca com o cheiro forte que eu tinha nas axilas, me em comodava,achava que eu era doente ai passei a pesquisa e descobri que o leite de magnésia era bom estou super feliz pois agora eu só ando cheirosa minha alto estima voltou, obrigada pelas dicas estou muito feliz parabéns. Dra. bjs

    ResponderExcluir
  23. Gente eu estava pra ficar louca com o cheiro forte que eu tinha nas axilas, me em comodava,achava que eu era doente ai passei a pesquisa e descobri que o leite de magnésia era bom estou super feliz pois agora eu só ando cheirosa minha alto estima voltou, obrigada pelas dicas estou muito feliz parabéns. Dra. bjs

    ResponderExcluir
  24. Esse desodorante funciona muito bem, eu o estava usando, mas descobri que ele também contém hipoclorito de sódio (em alguns frascos aparece apenas "hidróxido de magnésio em suspensão", em outros "hidróxido de magnésio, hipoclorito de sódio, água purificada". A solução contém água e hipoclorito. Em que quantidade? Não sabemos. Deve ser pequena, mas já consumimos muito cloro pela pele e pela boca, portanto não precisamos de mais.

    ResponderExcluir
  25. recebi um video de um amigo e a 1 mes estou usando totalmente aprovado so falta colocar no frasco de roll on.

    ResponderExcluir
  26. Meu filho tem 7 anis e está produzindo um cheiro forte nas axilas,será q posso usar o leite de magnésia?

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Eu tenho mal cheiro desde os 13anos não sei o que fazer já passei no dermatologista ele mim passou um remédio que não resolveu pelo contrário mim causou alergia estou com depressão minha alto estima está bem baixa do ando desconfiada o tempo inteiro que estou fedendo é horrível já usei todo tipo e antitranspirante e todos mim dão alergia e deixam mal cheiro não resolve vou tentar essa dica espero em Deus que de certo pois não aguento mais andar com os braços fechados usar uma roupa sem manga não abraçar as pessoas passar sem ter que olhar pra trás achando que deixei mal cheiro entardecer e sair de um lugar tranquila mim arrumar mim sentir linda e cheirosa sair de um banho com a sensação de estar limpa não aguento mais isso orem por mim e torçam pra que der certo por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orando. Coloque nas mãos de Deus e tenha fé. Creio que o Senhor entrará com providências. Que Ele te abençoe e traga paz e alegria ao seu coração!

      Silvana

      Excluir
    2. Nossa tenho esse mesmo problema é horrível VC ter que passa pelas pessoa desconfiada achando que ta deixando mau cheiro mesmo que VC tenha acabado de tomar banho horrível já tentei de tudo e não adianta dizer que é PPR falta de higiene ou falta de banho pois não é

      Excluir