terça-feira, 5 de novembro de 2013

Síndrome do Intestino Irritável - O que é? Quais alimentos evitar?



















A chamada Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma alteração funcional que pode ser determinada por vários sintomas como:

· desconforto abdominal ou dor abdominal
· constipação ou diarréia, ou alternância de uma e outra
· muco nas fezes
· urgência de evacuar
· distensão abdominal e flatulência (gases).


Quais alimentos devem ser evitados?

Esses sintomas exercem importante impacto na qualidade de vida de seus portadores, prejudicando os estudos, a produtividade no trabalho e os relacionamentos sociais. Apesar das publicações científicas afirmarem que ainda não existe tratamento definitivo e eficaz para a doença, sabe-se que modificar a alimentação pode trazer uma melhora significativa. Além de retirar os alimentos clássicos como :

· gorduras
· café
· álcool
· alimentos que produzem gases
· adoçantes
· glúten (proteína presente no trigo, centeio, cevada e aveia)
· leite e seus derivados

Lembrando que investigar intolerâncias e alergias alimentares são fundamentais para o sucesso do tratamento!
Estudos demonstram melhoras na síndrome com o emprego de PROBIÓTICOS consumidos em quantidades adequadas.




















O que são os probióticos?

O termo probiótico deriva do grego e significa “pró-vida”, sendo o antônimo de antibiótico, que significa “contra a vida”. São microrganismos vivos, não digeríveis que quando consumidos em quantidades adequadas, trazem benefícios à saúde do indivíduo.

A influência benéfica dos probióticos sobre a flora intestinal é um aumento da imunidade contra patógenos, recuperação da flora intestinal após o uso de antibióticos; auxilia na digestão da lactose em indivíduos intolerantes à lactose; estimulação do sistema imune; alívio da constipação; aumento da absorção de minerais e produção de vitaminas.

Onde comprar?

Os probióticos devem ser comprados em farmácias (e não em supermercados!!!), são prescritos somente por médicos e nutricionistas, contribuem enormemente para o alívio dos sintomas da SII, como a dor, distensão abdominal, além da diarréia.

Dra. Gisela Savioli, (publicado na revista Canção Nova Na edição de Agosto, 2010.)

Referências Bibliográficas
COPPOLA, Mario; GIL-TURNES, Carlos. Probióticos e resposta imune – Cienc. Rural vol.34 no.4 Santa Maria,  2004
SAAD, Susana. Probióticos e prebióticos: o estado da arte -Rev. Bras. Cienc. Farm. v.42 n.1 São Paulo, 2006
OLIVEIRA, Maricê, et al. Aspectos tecnológicos de alimentos funcionais contendo probióticos- Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas vol. 38, n. 1, 2002

15 comentários:

  1. Bom dia Dra.
    Isso tem acontecido comigo, quando como frutos do mar, e tomo leite integral.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, isso acontece sempre comigo nos finais da tarde para noite, principalmente se comer qualquer tipo de pão ou bolo... sera intolerancia ao glutem, farinha etc??

    ResponderExcluir
  3. Porto este tipo de afecção intestinal, que era muito mais acentuada , na época que eu praticava, o maldito habito do tabagismo, onde era acometido constantemente com cólicas intestinais , e Sendo Viajante comercial, a variação de temperos etc , contribuíam para acentuar o problema , que tem talvez um fator hereditário.
    Foi pensado por um clinico em uma suspeita de diverticulite, Porem não pude realizar exames, que constate esta patologia .
    Então consegui, uma grande melhora , mudando a alimentação, e utilizando arroz integral, e A B O B O R A , que equaliza totalmente as funções intestinais desequilibradas . E vou diminuir mais ainda os alimentos com glutem, cafeina etc .
    Mestry Badahra mestrybadahra@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Essa matéria é genial dra Gisela, pois vai de encontro a muitas pessoas que tem esse problema e não sabem. Eu mesma tinha esse problema a 7 meses atrás, qdo descobri atraves de exame que tinha essa SII. Pesquisei sobre o assunto e resolvi no dia seguinte que não ingeriria mais o glúten, o leite e seus derivados, café, refrigerantes, grãos e alimentos que produzam gases. Tive uma melhora em 90% dos sintomas. Não tenho mais dores abdominais, nem flatulencias, nem a distenção abdominal. E o presente que ganhei com tudo isso foi ter eliminado 22 kilos do meu peso. Estou vivendo muito bem com essa dieta isenta de glúten. noemialf@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara colega Noemia !
      Em quanto tempo você perdeu o peso?
      Não para o meu caso pois peso só 70 kilos com 1.90, Mais para amigos e amigas, que lutam contra o fantasma da obesidade .
      Agradeço sua pocivel atenção , que antecipadamente agradeço, e Meu E-mail a sua disposição mestrybadahra@gmail.com
      O B R I G A D O !

      Excluir
    2. Que exame fez? e que especialista pediu ? o que disgnosticou SII o médico que falou que eu tenho não me pediu exames.

      Excluir
  5. Descobri SII a 5 anos, fui 2 anos num gastro me passou duspatalim, fui num procto me passou fórmulas de remédios psiquiátricos(limbidol) controlados dpois de um ano dopada q descobri e nao pediu exames. Parei com médicos há 3 meses e venho pesquisando alimentos saudáveis na net e esdtou bem ou seja pelo menos não estou sendo engada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Angela eu descobri essa SII a uns 10 anos atrás, qdo fiz a primeira Colonoscopia. Mas o interessante que os médicos falam que isso é normal, não tem tratamento, e só quem passa por esse problema é que sabe o qto sofre. Sei que agora com essa dieta de tudo sem gluten e sem lactose, estou ótima, qq coisa me mande outro msn. Bjs

      Excluir
  6. Tenho SII há mais de 20 anos e passo por situações bem constrangedoras. Gostaria que me indicassem alimentos que devo ingerir. Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Olá amigos quero comentar aqui o meu caso e a simples solução que encontrei.
    Eu durante 10 anos tive muitos problemas de intestino fiz 3 vezes Colonoscopia, passei por 5 médicos todos com
    diagnósticos diferentes, mandaram eu trocar a alimentação não comer chocolates, especiarias, gorduras, frutas,
    feijão, repolho, brócolis, leite, bebidas gaseficadas, álcool e principalmente alimentos com gluten.
    Segui a risca todas as recomendações e nada adiantou.

    Meus Sintomas eram esses:
    - Estresse - acho que todos que tem problemas com intestino é estressado ou meio depressivo, no meu caso era assim.
    - Dor Abdominal Forte ou Cólicas
    - Gases
    - Diarréia ou Constipação - dependendo do que eu comia esse quadro se alternava, alguns dias dava diarréia outros prendia o intestino
    - Muco nas Fezes

    Era meio estranho pois tinha tempos que dava uma melhorada e tinha tempos que parece que esses sintomas se agravavam.

    Até que há 2 anos atrás eu comecei a pesquisar sobre probióticos e prebióticos e cheguei a conclusão que o melhor custo benefício como probiótico
    seria o Kefir de Leite e o melhor prebiótico seria a fécula de batata crua pois ela é um amido resistente puro e encontra em qualquer mercado.

    O amido resistente que no caso é a fécula de batata crua passa direto pelo aparelho digestivo sem ser digerido e vai parar no intestino intacto e esse amido resistente serve como alimentação para as bactérias boas do nosso intestino,
    essas bactérias boas você consome através do Kefir de Leite que é uma colônia de bactérias boas para a restauração e renovação da nossa flora intestinal.

    Comecei a consumir todos os dias 2 copos de Kefir de Leite misturado com 1 colher de sopa de fécula de batata crua, parece uma coisa muito simples não ?

    Por incrivel que pareça em 1 semana meu intestino já regularizou, em 2 semanas não tinha mais nenhum sintoma, continuei tomando e tomo até hoje todos os dias
    depois de 4 meses que eu estava tomando fui fazer uma nova colonoscopia e o médico se surpreendeu comparando com os antigos resultados, eu contei para ele o que estava tomando e ele
    confirmou que realmente tem muitas pessoas tendo ótimos resultados e benefícios com o Kefir de Leite mas como ele não têm autorização para receitar produtos naturais e só pode
    receitar remédios de laboratórios e de farmácias ele não receita de forma alguma, mas disse que era para eu continuar tomando que isso tinha me curado.

    Descrevi aqui exatamente o que o médico me falou.

    Então pessoal estou deixando aqui esse relato para quem interessar que pesquise sobre o Kefir de Leite, na internet e youtube tem muitas informações, vocês vão se surpreender.

    O único problema desse Kefir de Leite é que é difícil de encontrar, mas eu encontrei um site que vende pelo valor de R$24,90 já com o frete incluso e entregam em todo o Brasil.

    o site é esse:

    kefirdeleite.com


    O Kefir de Leite quando você compra vem os grãozinhos e com esses grãos você mesmo vai fazendo em casa pois ele vai reproduzindo e vai tomando todos os dias, você compra apenas uma vez e se bem cuidado dura anos e anos.

    Então não custa dar uma pesquisada pois o meu estado eu considerava grave e me incomodava demais, estou deixando esse post em agradecimento a esse abençoado Kefir de Leite que mudou a minha saúde.

    ResponderExcluir
  8. Olá amigos quero comentar aqui o meu caso e a simples solução que encontrei.
    Eu durante 10 anos tive muitos problemas de intestino fiz 3 vezes Colonoscopia, passei por 5 médicos todos com
    diagnósticos diferentes, mandaram eu trocar a alimentação não comer chocolates, especiarias, gorduras, frutas,
    feijão, repolho, brócolis, leite, bebidas gaseficadas, álcool e principalmente alimentos com gluten.
    Segui a risca todas as recomendações e nada adiantou.

    Meus Sintomas eram esses:
    - Estresse - acho que todos que tem problemas com intestino é estressado ou meio depressivo, no meu caso era assim.
    - Dor Abdominal Forte ou Cólicas
    - Gases
    - Diarréia ou Constipação - dependendo do que eu comia esse quadro se alternava, alguns dias dava diarréia outros prendia o intestino
    - Muco nas Fezes

    Era meio estranho pois tinha tempos que dava uma melhorada e tinha tempos que parece que esses sintomas se agravavam.

    Até que há 2 anos atrás eu comecei a pesquisar sobre probióticos e prebióticos e cheguei a conclusão que o melhor custo benefício como probiótico
    seria o Kefir de Leite e o melhor prebiótico seria a fécula de batata crua pois ela é um amido resistente puro e encontra em qualquer mercado.

    O amido resistente que no caso é a fécula de batata crua passa direto pelo aparelho digestivo sem ser digerido e vai parar no intestino intacto e esse amido resistente serve como alimentação para as bactérias boas do nosso intestino,
    essas bactérias boas você consome através do Kefir de Leite que é uma colônia de bactérias boas para a restauração e renovação da nossa flora intestinal.

    Comecei a consumir todos os dias 2 copos de Kefir de Leite misturado com 1 colher de sopa de fécula de batata crua, parece uma coisa muito simples não ?

    Por incrivel que pareça em 1 semana meu intestino já regularizou, em 2 semanas não tinha mais nenhum sintoma, continuei tomando e tomo até hoje todos os dias
    depois de 4 meses que eu estava tomando fui fazer uma nova colonoscopia e o médico se surpreendeu comparando com os antigos resultados, eu contei para ele o que estava tomando e ele
    confirmou que realmente tem muitas pessoas tendo ótimos resultados e benefícios com o Kefir de Leite mas como ele não têm autorização para receitar produtos naturais e só pode
    receitar remédios de laboratórios e de farmácias ele não receita de forma alguma, mas disse que era para eu continuar tomando que isso tinha me curado.

    Descrevi aqui exatamente o que o médico me falou.

    Então pessoal estou deixando aqui esse relato para quem interessar que pesquise sobre o Kefir de Leite, na internet e youtube tem muitas informações, vocês vão se surpreender.

    O único problema desse Kefir de Leite é que é difícil de encontrar, mas eu encontrei um site que vende pelo valor de R$24,90 já com o frete incluso e entregam em todo o Brasil.

    o site é esse:

    kefirdeleite.com


    O Kefir de Leite quando você compra vem os grãozinhos e com esses grãos você mesmo vai fazendo em casa pois ele vai reproduzindo e vai tomando todos os dias, você compra apenas uma vez e se bem cuidado dura anos e anos.

    Então não custa dar uma pesquisada pois o meu estado eu considerava grave e me incomodava demais, estou deixando esse post em agradecimento a esse abençoado Kefir de Leite que mudou a minha saúde.

    ResponderExcluir
  9. Muitíssimo obrigada Jéssica Pontes, hj acordei com seu e-mail. Foi a coisa melhor que recebi por esses dias. Já pesquisei, acabei de ser aceita num grupo de kefir, e já estou indo atrás do meu kefir.
    Sei que daqui por diante terei uma vida muito saudável, graças a Deus e a pessoas como vc que se importam com o próximo (ser humano ). Deus te abençoe grandemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado! O depoimento de Jessica é exactamente o mesmo de um Felipe Mello que vi noutras publicações! Cópia um do outro! Será alguma mentira ou brincadeira de mau gosto?

      Excluir
  10. Esse Site tem doadores de Kefir (Iogurte Probiótico) em todo o Brasil e outros 5 tipos de Probióticos naturais e quem doa pode se cadastrar também para ajudar mais pessoas: http://probioticosbrasil.wix.com/probioticosbrasil

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho o Kefir de leite e posso doar. Moro em BH. Se alguém quiser. andregbar@gmail.com

    ResponderExcluir